5 dicas de vendas para quem é envergonhado

Tempo de leitura: 4 minutos

Antes de tudo, vamos desmistificar uma coisa séria do nosso meio aqui: Os vendedores extrovertidos NÃO são os melhores vendedores!

Aquela era do vendedor que fala demais, que promete o céu e a terra para fechar um negócio, que sorri para todo mundo e fala que nem político já era!

Você não precisa ser engomadinho, puxa-saco e falastrão para vender.

Escutar é muito melhor do que falar, fazer a lição de casa é muito mais importante do que visitar um cliente para preencher agenda – Bill Gates e Mark Zuckerberg que o digam.

E digo mais, para que esse mito seja eliminado de vez e você se sinta livre, de fato, para ser quem você é nesse meio: Para vencer o medo de falar com alguém que você não conhece, ou subir no palco para apresentar suas idéias, ou se enturmar em uma roda onde você não conhece ninguém, você NÃO precisa nascer com um dom de comunicação e empatia extra-terrestre disponível apenas para uma pequena casta da humanidade.

Você precisa apenas aprender a se preparar!

Antes de pegar o telefone para fazer uma ligação, você precisa primeiro imaginar a conversa e, principalmente, preparar as suas respostas para as possíveis perguntas que o cliente possa vir a te fazer. A mesma coisa vale para todos os outros cenários.

Tola é a pessoa que sobe no palco sem saber o que vai falar!

Antes de subir em qualquer palco para falar qualquer coisa, você deve ensaiar o seu discurso pelo menos uma meia dúzia de vezes. Faça o primeiro ensaio para você mesmo, os demais para pessoas da sua confiança.

Uma vez que você sabe exatamente o que você vai falar, o medo ou a vergonha de falar em público vão simplesmente embora!

Tente! Até o cara mais envergonhado do planeta perde o medo de falar em público quando ele sabe exatamente o que vai falar!

Como já dito, escutar o cliente é muito mais importante do que ficar repetindo para o cliente quem você é!

O vendedor tem mais é que ficar quieto, baixar a bola, e incentivar o cliente a falar o máximo possível!

Se você não tem a mínima ideia sobre como puxar esses assuntos, o problema não é o fato de você ser uma pessoa envergonhada, o problema é que você ainda não se preparou para abordar o cliente.

Se você parar 10 minutos para pensar na situação, você vai saber como começar esse tipo de conversa.

A primeira abordagem a um cliente desconhecido é um desafio para qualquer pessoa, até para os ultra extrovertidos. Em 90% dos casos as pessoas vão te rejeitar e mandar você passear pelo simples fato de que elas simplesmente não conhecem você e não tem tempo para te conhecer, porque estão ocupadas demais tentando decifrar outras pessoas.

Para vencer esse obstáculo, posicione-se nos lugares onde as pessoas procuram por informação para decidir, ou seja, a internet!

As redes sociais, os fóruns de discussão, os blogs, os portais da sua indústria, o Google, entre outros, são incríveis oportunidades para você promover suas idéias, e encontrar as pessoas que estão procurando por fornecedores como você.

Se você espalhar informação relevante pela internet, as pessoas vão te encontrar, vão te ligar para fazer negócios poupando a você o “constrangimento” de fazer o primeiro contato.

Invista o seu tempo lendo livros, estudando a sua indústria, conversando com quem entende do assunto e produzindo informação.

Tenha o objetivo de se tornar um ESPECIALISTA no que você faz. Dessa maneira você não terá que se preocupar em encontrar clientes, eles vão te encontrar.

MUDE A SUA MANEIRA DE PENSAR SOBRE VENDAS!

As vendas não é mais sobre vendedores chatos que falam sobre si mesmos, que sacodem as suas pulseiras de ouro e puxam o saco do cliente.

Graças ao bom deus, atualmente você não precisa mais dizer o quanto você é bom, ou o quanto você conhece algum assunto. Os clientes percebem essas coisas a partir da maneira como você fala, se comporta e interage com eles.

Entretanto, os envergonhados também precisam sair um pouco da sua zona de conforto!

 

Ter medo é um hábito. Nada mais do que isso.

Você quebra esse hábito ao fazer todos os dias uma coisa que te deixa desconfortável. Tem medo de ligar para clientes? Ligue para eles agora pela manhã. Prepare o teu discurso e liga!

Use a parte da manhã para fazer as coisas que te tiram da sua zona de conforto. Faça isso para você ter energia dobrada para arrasar durante o dia.

Se você acredita no que você está fazendo, na proposta da sua empresa, e no produto que você vende, você não terá problemas em persistir ou ser criticado por fazê-lo.

E para terminar, ajude as pessoas que você conhece. Se você não consegue abordar novos clientes, redobre a sua oferta de ajuda para quem te conhece. Eles são o caminho para os novos clientes.

Deixa de mimimi, e ARREBENTA!

1 comentário

  1. cristiano

    Que agrdeçer voce por essa dicas que sao muito importante para mim que estou começando a trabalhar com vendas
    Que Deus te abençoe Wagner bonato.

    Responder

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