Imóvel? Só com Corretor de Imóveis?

Tempo de leitura: 3 minutos

Sem dúvidas a área de corretagem imobiliária é no ramo de vendas uma das mais atrativas financeiramente por se tratar de um valor venal de grande importância. E isso acaba atraindo o interesse de pessoas em busca de um ganho extra que não são especializadas no assunto e muito menos credenciada ao Conselho que rege a categoria. Fato este que é comum encontrarmos porteiros, zeladores, pedreiros, faxineiras, entre outros oferecendo oportunidades imobiliárias muitas vezes em seus locais de trabalho quando aparece alguém perguntando: “Sabe se tem algum imóvel a venda aqui? ”. E muitas vezes pode parecer mais “barato” oferecer um “troco” por uma indicação a ter que pagar os honorários de 6% para um corretor de imóveis. Porém aí é que o comprador pode cair em uma tremenda armadilha, pois o corretor obedece a normas e responde judicialmente e criminalmente por algo de errado que possa ocorrer durante o processo de compra.

Já vi inúmeros clientes que foram lesados por pseudo-corretores que vendiam imóveis com documentação incompleta, imóvel com dívida, com problemas internos ou de estrutura, ou que recebiam o sinal de negócio e desapareciam. Pois é, infelizmente pessoas assim acabam por macular a imagem do corretor de imóvel.

E como evitar cair em uma situação dessa?

Ao buscar um corretor ou imobiliária certifique-se que o mesmo está registrado no Conselho Regional do seu estado e encontra-se regular. Todo anúncio de imóvel deve por obrigação constar o número de inscrição do profissional ou da empresa que fez o anúncio. Geralmente o site do CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) disponibiliza a consulta. Mas se você preferir pode solicitar durante o atendimento que o corretor apresente sua carteira profissional.

Em algumas situações você poderá ser atendido por um estagiário, que é o aluno do curso técnico de transações imobiliárias e ainda não possui sua carteira pois é vinculado a um corretor já credenciado até cumprir o período de estudo e avaliação. Mas ao formalizar qualquer negócio é imprescindível que o corretor responsável assine o contrato ou proposta como testemunha para que tudo se resolva de forma transparente.

O corretor de imóveis é co-responsável por qualquer intermediação e deve defender os direitos de ambas as partes envolvidas.

Por que fechar negócio com um corretor de imóveis?

Ao contratar um corretor, o mesmo fará todo trabalho de pesquisa em tudo que há disponível no mercado mesmo em outras imobiliárias ou construtoras.

Este profissional está preparado para tirar todas as dúvidas que você venha a ter sobre o mercado, financiamento e terá as melhores dicas para sua comodidade.

Caso você goste de imóveis que estão em várias imobiliárias, não precisará ter o trabalho de contatar cada uma delas, e com isso receber inúmeros contatos diferentes diariamente. Centralizar em um único corretor te garante uma dedicação maior e menor incomodo.

Você provavelmente tem um médico da família que você procura devido a confiança. Isso acontece com seu dentista, seu advogado e porque seria diferente com o seu corretor de imóveis?

Imóvel? Só com corretor de imóveis!

Texto: publicado nas revistas Imóvel Magazine e Imóveis e Cia.

1 comentário


  1. As ilusoes que levam alguem a se tornar um empreendedor tambem valem para  mercado imobiliario , pois todo corretor e um empreendedor de si mesmo , da sua equipe ou imobiliaria. Por isto e importante conhecer todos os detalhes da profissao , sejam eles bons ou ruins.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *